Consoante registros do Memorialista Antônio Dantas Filho, conhecido por Raul da Barra, a Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, situada na loca-lidade na Barra, Zona Rural de Grossos, foi reformada por iniciativa de seu tio, então Vereador, Sr. Francisco Ferreira Dantas, que promoveu uma ampla campanha para a coleta de donativos, possibilitando que a Igreja fosse reinaugurada em 24.05.1943, com missa celebrada pelo Padre Ismar Fernandes (natural de Severiano Melo/RN), então Pároco da Paróquia de Areia Branca, há quem competiu ministrar os ritos católicos.
A sociedade local e autoridades de Areia Branca, compareceram em grande número à inauguração da Igreja da Barra, onde posteriormente foram realizados casamentos, batizados inclusive o do próprio Memorialista.
Até 1919 as Igrejas do Município de Areia Branca e do Distrito de Grossos, possuíam a mesma padroeira, no caso a Nossa Senhora da Conceição, assim para evitar a coincidência, por ordem do Pároco de Areia Branca, Padre Afonso Lopes, coube a Grossos alterar denominação de sua Igreja para Nossa Senhora Auxiliadora.
Muitas barracas e disputas esportivas entre as equipes do Vasco e Flamengo, rendiam contribuições financeiras necessária a manutenção da Paróquia.
A Barra não vivia apenas de procissões e cultos religiosos, pois bem antes de haver energia elétrica na comunidade, já haviam quermesses com iluminação proveniente de um pequeno gerador que acompanhava o mini-parque de diversões trazido pelo Sr. José Guimarães.
Nos idos de 1948, o parquinho era sempre instalado ao lado da Igreja e contava com regulares frequentadores, dentre os fascinados com a alegria da quermesses, estava o avô do Memorialista, Sr. Francisco Ferreira Neo, que oferecia músicas para as amigas através da radiadora do parque.
A Igreja da Barra é uma das edificações mais antigas de Grossos/RN, sendo inclusive mais antiga que a Igreja Matriz do município.
Presentemente, a Igreja de Barra passa por mais uma reforma, que conta com o apoio de sua comunidade católica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário