sábado, 30 de abril de 2011

1950 – O ano em que o mar avançou sobre a Barra


Prefeito de Areia Branca, José Justianiano Solon


Hoje por onde passa a Estrada Dehon Caenga (recentemente construída na administração da Governadora Wilma Faria), que liga Tíbau a Grossos, o leitor poderá constatar a existência de um arrecife de pedras que teve sua construção realizada em 1950, com o objetivo de evitar a erosão da costa da Barra, pois o avanço do mar havia provocado inclusive demolição de inúmeros imóveis na região, dentre eles as casas de Bernardo do Vale e de Alexandre Herculano.

Atendendo o reclame da população local, o Prefeito de Areia Branca, José Justiniano Solon, determinou a realização da obra, na localidade de Barra, Distrito de Grossos, que teve superar vários obstáculos, dentre eles a ausência de pedras em Grossos, obrigando a importação destas por barco, que vieram de Porto de Santo Antônio, Distrito de Mossoró.

Inicialmente foram realizados 300 metros da murada de contenção, que em face do sucesso da empreitada, com a neutralização dos efeitos da erosão marinha, a obra foi ampliada para os 500 metros agora existentes.

Presentemente a erosão persiste e o mar avança derrubando inúmeros imóveis na região, notadamente por sobre o Pernambuquinho e inclusive comprometendo trechos da estrada comentada.



Informações do Memorialista Raul da Barra

Nenhum comentário:

Postar um comentário